Vamos começar com uma tecnologia, que convivo diariamente em meu trabalho, e que, a cada dia, se torna mais popular no Brasil e no mundo.
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema satelital de radionavegação, composto de uma constelação de 24 satélites, de propriedade do governo americano e desenvolvido, mantido e controlado pela força aérea, que fornece serviços gratuitos a usuários civis e militares, de localização, navegação e hora precisa.
Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo com um RECEPTOR DE GPS é capaz de se localizar, saber a velocidade de deslocamento, em que direção caminha e a data e hora precisa.
Como já mencionado, o GPS é composto de uma constelação de 24 satélites que orbitam a Terra, a aproximadamente 19.300 Km, dispostos de forma que a qualquer hora do dia, em qualquer lugar do globo terrestre, haja pelo menos 4 satélites a vista.
O Receptor GPS é outro item que compõe o sistema de localização. A função do receptor é receber sinal de três ou mais satélites, de modo que ele possa calcular a sua localização baseado no princípio matemático chamado de trilateração, que é basicamente a idéia da triangulação.
As aplicações do GPS são inúmeras, entre elas:
Serviço de hora precisa
Além das informações de latitude, longitude e altitude, que servem para localização, o GPS fornece a data e hora precisa. Os satélites GPS são munidos de relógios atômicos que informam, de maneira extremamente precisa, a data e hora atual. Esta funcionalidade é utilizada por empresas onde esta precisão da hora é de vital importância para suas atividades, como empresas de telecomunicações, de energia e mercado financeiro, por exemplo.
Benefício: Utilizar a informação precisa de hora sem a necessidade de ter um relógio atômico.
Ruas e Rodovias
Congestionamentos em ruas e rodovias causam perdas de bilhões de dólares anualmente em todo o planeta, causando acidentes de trânsitos, problemas de saúde e aumento da poluição em consequência do consumo elevado de combustível. A precisão do sistema GPS aumenta a eficiência e a segurança de se transitar por essas vias. Muitos problemas associados ao melhor caminho a se percorrer e aos veículos de entregas podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados com a utilização do sistema GPS para planejar e realizar essas atividades.
Benefícios: Segurança e redução de custo, poluição e tempo para se chegar ao destino.
Meio Ambiente
Com o sistema GPS é possível monitorar o leito dos rios, movimento migratório, delimitação de reservas florestais. Informações vitais para a tomada de decisão de governos e instituições de pesquisa.
Benefícios: Pesquisa ambiental e preservação do planeta.
Segurança e logística
A precisão dos dados de posição, velocidade e direção, associados às tecnologias de transmissão (celular e satélite) garantem o desenvolvimento de aplicações confiáveis de rastreamento de veículo voltados tanto para segurança quanto para logística. Saber onde um veículo se encontra, em que velocidade, distância de um ponto de entrega tornam tarefas complexas em triviais.
Benefícios: Segurança, redução de custo por saber como, onde e quando o veículo se encontra.
Navegação
Mais informações sobre o GPS você pode achar em:
http://informatica.hsw.uol.com.br/receptores-gps.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Posicionamento_Global
http://www.gps.gov/
“Parte da ausência de humanidade do computador deve-se a que, competentemente programado e trabalhando bem, é completamente honesto”. Isaac Asimov
O computador realmente é honesto...já o homem... hehehehe
ResponderExcluir